quinta-feira, 9 de maio de 2013

Boa noite amigos!

A divulgação em busca dos recursos para finalização do DVD está a todo vapor! Agradecemos aos veículos de comunicação "Página 3 expresso" com a matéria no seguinte link: http://www.pagina3.com.br/cultura/2013/mai/6/1/apos-gravar-primeiro-dvd-grupo-de-percussao-de-itajai-busca-apoiadores

E também aos responsáveis pela matéria do site da Prefeitura de Itajaí http://novo.itajai.sc.gov.br/noticia/4967 com a seguinte publicação:


Lei de Incentivo à Cultura

Ritmos do Mundo é um dos contemplados

A Lei Municipal de Incentivo à Cultura contempla projetos de teatro, música, dança, até patrimônio, circo, literatura e vídeos, com verba para a produção de suas atividades artísticas. Entre os selecionados de 2013, está o projeto que prevê a gravação do DVD “Ritmos do Mundo”, o primeiro do Grupo de Percussão de Itajaí, que conterá 10 peças gravadas em apresentações e em estúdio.

A ideia é difundir uma nova visão do que é a música, cuja base é a percussão e também atingir novos públicos, além de levar o nome do Grupo de Percussão e da cidade de Itajaí para eventos nacionais e internacionais.

Madlon Freitas, representante do projeto, trabalha com música há mais de 10 anos. Já foi integrante da Banda Sinfônica da Univali (2002 - 2010) e desde 2005 é professora de música, além de atualmente ser integrante do Grupo de Percussão de Itajaí e acadêmica de Licenciatura do Curso de Música da Univali.

É a primeira vez que o projeto é contemplado pela lei de incentivo cultural, com apoio de R$ 15.000,00. “As expectativas são as melhores possíveis, já que se trata de um grupo que não só é de Itajaí, mas que leva o nome da cidade aonde quer que vá. Além disso, o projeto foi bem estruturado e todos os integrantes estão envolvidos e trabalhando para conseguir captar os recursos necessários junto às empresas da região”, ressalta Madlon Freitas.

Os ensaios são regulares de três horas, duas vezes por semana. Algumas apresentações já estão agendadas, como um concerto no Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB) em julho. O grupo de Percussão foi convidado para diversos eventos nas cidades do Vale do Itajaí e até para eventos internacionais, dos quais, infelizmente, ainda não pôde participar por falta de recursos financeiros.

O grupo mantém um blog (http://percussaoitajai.blogspot.com.br/) e agora está concentrando esforços na captação de recursos que viabilizem a produção do DVD Ritmos do Mundo, que inclui peças do espetáculo Homônimo. Empresas de Itajaí interessadas podem destinar parte de seu ISS para incentivar a gravação do primeiro DVD do grupo. Além disso, os integrantes do projeto estão dando início à criação e montagem de um novo espetáculo.

O grupo de Percussão nasceu no Conservatório de Música Popular de Itajaí, que contribuiu muito com o projeto. Atualmente, a Univali é o local que fornece a infraestrutura dos ensaios, o que viabiliza a existência do grupo. Com a liderança do Mestre Rodrigo Paiva e participação ativa de todos os integrantes, o grupo vem se profissionalizando cada vez mais e se tornando referência na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário